Jun Sakamoto: o virtuose do sushi
Thomaz Souto Corrêa
R$ 125,00
A história de vida do sushiman mais conhecido de São Paulo é retratada com bom humor no texto do jornalista Thomaz Souto Corrêa, ao lado de fatos interessantes sobre a cultura e a culinária do Japão. Para os amantes da cozinha, o livro traz algumas das receitas mais conceituadas de Jun Sakamoto, acompanhadas de fotos e detalhadas explicações passo a passo. As fotografias de Cristiano Mascaro valorizam ainda mais a beleza das cidades japonesas – que Jun visitou durante a feitura da obra – enquanto as de Andreas Heiniger retratam, com muito estilo, os pratos preparados pelo sushiman. Da mesma viagem surgiu o guia O Japão por Jun, com dicas exclusivas sobre lugares para conhecer em Tóquio, Kyoto e Osaka, principalmente. Para cada um correspondem indicações dos restaurantes favoritos de Jun Sakamoto, mais algumas atrações, lojas e hotéis, comentados pelo autor, além de lugares que ele gostaria de conhecer melhor.
SOBRE JUN SAKAMOTO
Jun Sakamoto é dono do restaurante que leva seu nome, inaugurado em setembro de 2000, e da Hamburgueria Nacional, restaurante que funciona desde 2005. A carreira de sushiman começou de forma despretensiosa, enquanto fazia bicos em restaurantes japoneses em São Paulo e Nova York para se manter e para bancar cursos de fotografia. Dedicado, fez dos “bicos” uma escola, e assim foi agregando conhecimento por cada restaurante que passava. Do gosto pela fotografia e pela arquitetura – chegou a cursar alguns semestres da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – Jun herdou o senso estético que o acompanha em seus restaurantes e em cada prato que prepara.
SOBRE THOMAZ SOUTO CORRÊA
Paulista de Mirassol, Thomaz Souto Corrêa é jornalista há 50 anos, a maior parte dos quais no Grupo Abril, do qual é membro do Conselho de Administração e vice-presidente do Conselho Editorial. Participou da criação e do desenvolvimento de algumas das mais influentes revistas brasileiras. Sempre que pôde, Thomaz uniu sua atividade profissional a um dos prazeres que cultiva com mais dedicação: aquele proporcionado pelo pecado da gula.