Lançamento do livro “Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo”

Decadência e Reconstrução analisa o caos político no Espírito Santo – e a sua superação – em busca de respostas para o Brasil de hoje

Obra escrita por Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado será lançada pela BEĨ Editora durante webinar no próximo dia 3 de dezembro

 

Com a realização de um webinar, a  BEĨ  Editora lança no próximo dia 3 de dezembro o livro Decadência e Reconstrução Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo, de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado. Além deles, o evento terá a participação de XYZ.

A obra busca explicar – com base em relatos de políticos, empresários e lideranças de outros segmentos da sociedade que vivenciaram o caos que tomou conta do Espírito Santo entre a segunda metade dos anos 90 e o início da década de 2000 – por que a corrupção atingiu tamanho grau de institucionalização naquele estado e, sobretudo, como foi possível traçar uma rota de recuperação.

A hipótese é que “talvez esse mergulho no sismo político e econômico que abalou o Espírito Santo possa revelar uma espécie de antecipação, em um grau micro, do que viria a ocorrer, nos anos recentes, em outras unidades da federação – mormente, no Rio de Janeiro – e no Brasil”, escrevem os autores.

Dessa maneira, explicam eles, a expectativa é de que o livro traga uma compreensão mais ampla do funcionamento das esferas de poder em nível nacional, ousando “pensar em encontrar saídas para o labirinto que, a esta altura do conturbado século XXI, atordoa implacavelmente o país”. Para tanto, Decadência e Reconstrução se vale do conceito de “presidencialismo de coalização”, cunhado pelo cientista político Sérgio Abranches – aliás, prefaciador da obra. “O estado do Espírito Santo beirou o fracasso e se tornou um estado-máfia. Hoje, é um caso de sucesso, após uma operação bem-sucedida de salvamento (...) envolvendo sociedade civil, lideranças empresariais e políticas”, anota Abranches.

Além do webinar de lançamento, estão previstos seminários específicos sobre alguns dos principais temas abordados no livro, cuja programação estará disponível no site e nas redes sociais da BEI Editora.

 

LANÇAMENTO

Lançamento do livro “Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo”

 

Webinar “Caso Espírito Santo vis-à-vis o caso brasileiro”

Data: 3/12/2020

Horário: 18h às 19h30

Inscrições: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/caso-espirito-santo-vis-a-vis-o-caso-brasileiro/

Data: 3/12/2020 – 18h às 19h30

Abertura: Marcos Lisboa

Apresentação ao livro: Nelson Jobim

Debate: Carlos Melo, Milton Seligman, Malu Delgado e Nelson Jobim

Mediação: Rinaldo Gama.

 

BIOGRAFIAS

Carlos Melo é sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog no jornal O Estado de S. Paulo.

Milton Seligman, engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Malu Delgado é jornalista, mestre em Globalização e América Latina pela University of London e pós-graduanda em Políticas Públicas no Insper. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo, repórter da revista piauí, correspondente da Deutsche Welle Brasil e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico.

Nelson Jobim é advogado, foi Deputado Federal, membro da Assembléia Nacional Constituinte, Ministro da Justiça no governo de FHC e Ministro da Defesa nos governos Lula e Dilma. Foi Ministro e Presidente do STF. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e responsável por Relações Institucionais e Políticas de Compliance do Banco BTG Pactual.

Rinaldo Gama é jornalista, é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, atua como coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de Pós-graduação lato sensu em jornalismo cultural. 

Compre o seu exemplar clicando aqui!