Eduardo de Almeida: Arquiteto
Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu, Helena Ayoub Silva
R$ 120,00
Eduardo de Almeida consolidou seu nome no panorama da arquitetura brasileira numa trajetória que se estendeu por pelo menos sessenta anos e transcorreu entre os escritórios de que fez parte e as salas de aula da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Dessa forma, seus projetos são resultado do diálogo do arquiteto e professor com colegas e estudantes, bem como com a pesquisa acadêmica, as inovações tecnológicas e o trabalho de contemporâneos como Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Reforçam a posição de Eduardo de Almeida na arquitetura brasileira seu comprometimento com a formação de gerações de arquitetos, assim como a diversidade de linguagens, técnicas, materiais, programas, escalas e lugares de seu trabalho.
O livro detalha esse percurso – que compreende obras como o edifício Gemini, as residências familiares Tassinari, Sigrist e Define, sedes de empresas dos setores de serviços e indústria e, mais recentes, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – e apresenta os projetos do arquiteto paulista em ordem cronológica, por meio de descrições em texto, depoimentos de Eduardo de Almeida, desenhos e fotografias.
A seleção do material é detalhada por Alessandra Figueiredo e data do doutorado de Cesar Shundi Iwamizu, cuja pesquisa e texto servem de base para o ensaio que fundamenta a publicação. A apresentação é Helena Ayoub Silva, que, assim como Iwamizu, trabalhou com Eduardo de Almeida. Completa o livro uma entrevista com o arquiteto, na qual Eduardo fala dos anos de estudante, de sua carreira como professor e dos projetos em que trabalhou.